segunda-feira, 27 de setembro de 2010

CIÚME ?!?!

Uma certa dose de ciúme é normal e natural. No entanto, tudo em exagero faz mal. "No banquete do amor, o ciúme é o saleiro, que, ao querer verdadeiro, empresta vivo sabor. Advirta-se, porém, ser erro temperar em demasia. O ciúme, por ser só sal um retrato, se posto demais no prato, não tempera, antes maltrata." (Tirso de Molina) No caso de um NAD, lidar com o ciúme se torna fundamental para uma relação existir. É muito mais fácil confiar quando você poderia esbarrar com a outra pessoa em uma esquina a qualquer momento. É muito fácil não ter ciúmes dos amigos dela quando você os conhece, e os vê até com certa freqüência. Agora, não ter ciúmes quando a outra pessoa sai com os amigos ou algo que o valha a centenas de quilômetros da sua cidade é oooutra história.

 Mas o que é necessário para saber dosar esse “sal” em nossos relacionamentos? Primeiramente, vamos verificar o que causa esse sentimento: medo de perder, insegurança, desconfiança, baixa auto-estima. Essas são as causas mais freqüentes do ciúme. Ah! Faltou uma! A imaginação!! Isso mesmo! Na verdade, uma imaginação derivada dos demais sentimentos listados anteriormente, mas que os intensifica bastante! "O ciúme é o pior dos monstros criados pela imaginação." (Calderón de la Barca) A imaginação faz ver coisas onde não existem, faz aumentar situações bestas a ponto de adquirirem proporções gigantescas. "Os ciumentos sempre olham para tudo com óculos de aumento, os quais engrandecem as coisas pequenas, agigantam os anões e fazem com que as suspeitas pareçam verdades.” (Miguel de Cervantes) Sabendo as causas, torna-se mais fácil saber o que fazer para evitar esse “monstro” que destrói muitos relacionamentos.

- Ame a si próprio: Exatamente! Assim você terá uma auto-estima elevada e o medo de perder o seu amor para outra pessoa será menor!
- Confiança: essencial em qualquer relacionamento, principalmente em um NAD. Se você confia, deixará a outra pessoa livre, sabendo que ela jamais fará algo que prejudique o relacionamento de vocês. A outra pessoa precisa continuar a viver. Tente entender que não há nada que se possa fazer, senão vocês vão virar dois parasitas que só ficam dentro de casa. Quando ela sair, se distraia: jogue videogame, trabalhe, saia também, sei lá, dá seu jeito. Mas CONFIE!!
- Comunicação: Conversem muito e sobre tudo!!!

"Antes de manifestar ciúme que pode tornar a todos infelizes, que cada um se examine a ver se não está em falta com o outro." (Santa Teresa)

Colaboradoras: @natybgiu e Carla

2 comentários:

  1. Ai, o texto tá abordando tão bem o assunto que nem sei o que dizer. Já ouvi uma frase assim: O ciúme é o amor que adoeceu.
    Acho que ser ciumento nem é o maior problema, mas como vc lida com isso. Pior coisa é ir julgando, brigando... Vamos ser maduros, né? :)
    Beijos, o blog tá cada vez mais lindo ^^

    ResponderExcluir
  2. "Ciúme é a insegurança do lugar que eu ocupo na vida do outro"
    Então vale a pena sentir-se seguro com relação ao seu amor e também evitar toda imaginação indevida!
    Beijooo

    ResponderExcluir