terça-feira, 19 de julho de 2011

Ciúme: a visão feminina


“No banquete do amor, o ciúme é o saleiro, que ao querer verdadeiro empresta vivo sabor. Advirta-se, porém ser erro temperar em demasia. O ciúme, por ser só sal um retrato, se posto demais no prato, não tempera, antes maltrata.” (Tirso de Molina)



Resolvi colocar esta frase no início por que achei a analogia bem interessante. Trocando em miúdos ela diz que o ciúme tem que ser na medida. Mas qual seria a medida? Simples, a boa medida é aquela que a pessoa que você ama sinta que você realmente se importa com ela mais que não invada a privacidade, pois mesmo num namoro ou qualquer que seja a relação, é necessário respeitar a individualidade do outro. Tudo que é excessivo incomoda e acaba trazendo muitos problemas pro casal. Muitos (ou quase todos) os casos de agressão física, assassinato e etc., foi por motivos de ciúmes, por achar que o parceiro, é sua propriedade exclusiva .É preciso entender que amor é diferente de possesão. E vou te dizer uma coisa: você nunca vai amar alguém de verdade se achar que é dono dela. Você é dono dos seus bens materiais, não da pessoa que ama.

Confesso que sou ciumenta sim e muito, mas graças a Deus tenho aprendido a me controlar, afinal eu era a principal prejudicada. Tenho aprendido que ciúme está inteiramente ligado à falta de confiança e não ao amor. Logo quando comecei a namorar eu tinha um ciúme muito grande do Marcos e isso me castigava, principalmente porque vivemos um NAD. Com o tempo fui percebendo que se eu realmente quisesse levar o namoro a diante, teria que aprender a lidar com isso pois NAD e ciúme não combinam. Então se você está num NAD, é necessário um alto grau de confiança, senão te aconselho a cair fora.
Li esses dias que foi feita uma pesquisa em que provava que as mulheres ficam cegas por causa dos ciúmes(http://blog.fernandobruno.com.br/mulheres-ficam-cegas-quando-sentem-ciumes). Era assim que eu ficava cega, até do meu cachorro eu sentia ciúme.
Ciúme compulsivo é doença, já ouvi um caso do namorado examinar as fezes da namorada pra encontrar restos de possíveis bilhetes engolidos. Se você percebe que está chegando a esse nível, te aconselho a procurar um especialista urgente antes que acabe prejudicando você e seu relacionamento e seja tarde demais.

Então meus caros,aconselho vocês trocarem o ciúme em excesso por amor, respeito e acima de tudo confiança. Afinal, quem ama confia.

Beijos a todos.
@lindicethabata

2 comentários:

  1. Falou pouco mas falou bonito.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do texto e principalmente da frase: Tenho aprendido que ciúme está inteiramente ligado à falta de confiança e não ao amor.
    Deus abençoe vocês!
    Leitores, deixem mais comentários ^^

    ResponderExcluir